sábado, 27 de outubro de 2007

Sobre o silêncio e a Fala






Nós indígenas conhecemos o silêncio. Não temos medo dele.Na verdade, para nós ele é mais poderoso que as palavras.Nossos anciões eram escolados nos caminhos do silêncio, e passaram estes conhecimentos a nós. Observe, escute e então ja, eles nos disseram. Esta é a maneira de viver. Observe os animais para ver como eles criam seus filhotes.Observe os mais velhos para ver como se comportam. Observe o branco para ver o que ele quer. Sempre observe primeiro, com uma mente e um coração imóveis, daí você aprenderá.Quando tiver observado o suficiente, então pode agir.Com vocês é o oposto. Vocês aprendem falando. Recompensam as crianças que falam mais na escola. Nas suas festas todos estão tentando falar. Em seus trabalhos vocês estão sempre tendo reuniões onde todo mundo interrompe todo mundo, e todos falam 5, 10 ou 100 vezes. Você diz que isso é “resolver um problema”. Quando você está em uma sala e tudo está quieto, você fica nervoso. Você precisa preencher o espaço com sons. Então você vai falando, mesmo antes de saber o que quer dizer. Os brancos gostam de discutir. Não deixam os outros terminarem suas frases. Estão sempre interrompendo. Para os indígenas isto é muito desrespeitoso e mesmo estúpido. Se você começa falando, eu não vou interrompê-lo. Eu escutarei. Pode ser que eu pare de escutar se eu não gostar do que você diz, mas não vou interrompê-lo. Quando você terminar então tirarei minhas conclusões do que você disse, mas não lhe direi que discordo de você a não ser que seja importante dizê-lo. Senão, eu apenas silenciarei e partirei. Você me contou o que eu precisava saber. Não há mais nada a ser dito. Mas isso não é o suficiente para a maioria dos brancos.As pessoas deveriam pensar em suas palavras como sementes.Elas deveriam plantá-las, deixá-las crescer no silêncio.Nossos idosos nos ensinaram que Terra está sempre falando conosco, mas temos que estar em silêncio para ouvi-la. Há muitas outras vozes além das suas próprias, muitas.




Retirado do www.elexion.com (site sobre a cultura sioux lakota) São as palavras de um ancião indígena lakota sobre vários assuntos que dizem respeito ao homem branco. Trechos do livro “Neither Wolf nor Dog. On Forgotten Roads with an Indian Elder" de Kent Nerburn. New World Library, 1994

Nenhum comentário: